domingo, 12 de junho de 2016

As Mesmas Pessoas e Uma Nova História

Namorados... é em junho o dia. É hoje. Combina, acho. Fogueira. Friozinho. Bochechas afogueadas de dançar quadrilha. Maçã do amor. Comidinhas de milho. Tudo combina.

Eu gosto. Acho bonitinho. Gosto da ideia de Santo Antônio....  casamenteiro. Gosto de casamentos. Mesmo que não sejam oficiais. Mesmo que não tenha igreja. Cartório. É dos encontros que eu gosto, na real.

Tava lendo outro dia sobre o reencontro da Vanessa Redgrave com o Franco Nero. Coisa mais linda. Se encontraram em "Camelot" - o filme, não o lugar -, ela Guinevere, ele Lancelot: namoraram, tiveram um filho.... se separaram. Aí, várias décadas depois, se reencontraram.

Mesma história? Acho que não. Outra história, com algum sabor conhecido. Deram voltas na espiral do tempo, fizeram caminho. Encontraram outras pessoas. Verdadeiros encontros, não disfarces do "verdadeiro amor".

Tenho um amigo que fez esse caminho também. Depois de vários namoros e casamentos, reencontrou a primeira namorada: e parece que estão muito felizes. Eu o conheci no meio do caminho, e nunca tinha ouvido falar da primeira. Ele era inteiro, então. Paixões inteiras, histórias reais. Casamento, separação, outro casamento.

Agora, reencontrou a primeira namorada: todo o resto foi mentira? Aquele era o verdadeiro, o único, o do destino? Nem sei o que ele acha, ou ela. Mas tenho certeza que muita gente há de dizer isso. Como nos filmes. Como nos romances. O único, o verdadeiro, o predestinado.

Não acredito mesmo. Parece, porém, que o encontro foi gostoso. Está sendo. E, claro, deve ter uma graça em saber de histórias antigas, em lembrar de outras. Em reconhecer um jeito de olhar, um sorriso de canto, os movimentos das mãos. Acredito, sim, que afeto fica e pode ser pra toda vida. Mas não apaga outros amores, não abafa, não desfaz. Aquele tava lá, e podia  ter virado uma lembrança bonita. Aconteceu deles se reencontrarem, de estarem no tempo certo, disponíveis, interessados. Podia não ter acontecido. Um passo aqui, outro passo lá... a coreografia vai se fazendo a cada instante. O desenho completo, a gente só vê depois.

A Vanessa Redgrave e o Franco Nero fizeram um filme juntos que meio que conta essa história de amor perdido e reencontrado: um filme bonitinho e leve, chamado "Cartas Para Julieta". Gostoso de ver, esquecível toda vida. Não consigo deixar de pensar no quanto eles devem ter se divertido nas filmagens....












10 comentários:

  1. eu vi os dois filmes, alias vi o segundo, da julieta, somente porque sabia da historia do reencontro deles e queria ver os dois em cena.
    estava me lembrando do roberto marinho, que conheceu a lilly quando ela era miss, e depois de uns 30 anos se reencontraram e ficaram juntos até a morte dele.
    são bonitas essas historias...
    mas me pego passando em revista os amores de antigamente e não me vejo voltando com nenhum...
    rsrsrs
    não é pra mim...
    rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é.... eu sou do tipo "nunca diga nunca". mas comigo nunca rolou tb não.

      Excluir
  2. Engraçado, fiz a mesma hipótese que a Beth e também não me vi revisitando nenhum amor antigo. Acho que as histórias estão mais que fechadas. Por outro lado a graça da história deve ser justamente ser surpreendida por uma reabertura da história. Vai saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e então.... acho que, na maior parte das vezes, quando acaba, fecha, né? mas essa do meu amigo ali, imagino que ele jamais tivesse imaginado começar de novo. e é outra história, de verdade. mais de 20 anos depois? Outra.

      Excluir
  3. Realmente, esse mito do Amor único, verdadeiro, que coisa mais limitadora e careta.
    Helê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara. Acho o fim. Muito o fim. E as pessoas ficam perscrutando as outras, pra ver se aquele é "o". Perdem tempo com isso... aposto que esses aí não fizeram desse jeito. E por isso foram, viveram, começaram outra história. Tivessem ficado esperando "a volta do amor verdadeiro", vai que não tivessem se reencontrado nunca. Porque não seriam aquelas pessoas com aquela bagagem....

      Excluir
  4. Minha história com o Ulisses é assim, de reencontro. <3 Gosto demais... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.... tem vcs também! Se eu pensar, provavelmente conheço outros. Mas a sua é bem assim, né? Um tempão depois....

      Excluir
  5. Como eu não tinha comentado esse? como? como?

    agora perdi a conversa boa, mas lembro que curti o filme, falamos dele e tal. e, claro, concordo demais, cada história é uma, mesmo quando é (parece ser) a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha bem que estranhei vc não ter aparecido....
      o filme é fofo. o outro eu não lembro direito, fiquei até com vontade de ver de novo. lembro que gostei, apesar de ser meio musical (tenho birra de musicais, embora goste de um monte deles).
      e eles são tão lindos juntos.

      Excluir

Comente à vontade. Mas, caso você opte por comentar como "Anônimo", assine de alguma forma, por favor. Fica mais fácil responder.